Em muitos países europeusimigrantesDos destinos.Imigração para ItáliaA Itália tem atraído muitas famílias chinesas devido à sua forte atmosfera cultural, ao seu ritmo de vida confortável e aos preços relativamente acessíveis dos imóveis. No entanto, a compra de bens imobiliários pela imigração em Itália é realmente fiável? É como em Portugal ou em Espanha, onde a compra de um conjunto de casas pode assumir a identidade?
Com a atualização gradual da política italiana em matéria de estatuto de investidor em 2025, este artigo irá explicar-lhe tudo num único artigoA verdade, os limites e os equívocos da compra de uma casa para imigração em Itáliapara evitar pisar os buracos.
Em primeiro lugar, a Itália tem uma política de "imigração para aquisição de habitação"?
Comecemos pela conclusão:A Itália não dispõe de um programa oficial de "compra para aluguer"..
Por outras palavras.O simples facto de comprar um imóvel não o qualifica diretamente para a residência.Ao contrário da Residência de Ouro em Portugal, a Itália não dispõe de uma via rápida para a compra de um imóvel para residência. Ao contrário da Residência de Ouro em Portugal, o Governo italiano não criou um programa acelerado de "compra de casa para residência".
No entanto, a compra de uma casa pode ser utilizada como um pedido para outros tipos de vistos e de residênciacondição subsidiáriaPor exemplo:
-
Visto de investidor
-
Visto de trabalho independente ou de empreendedorismo
-
Residência de reforma (visto de residência electiva)
Por conseguinte, a "casa própria" não é a principal via no percurso migratório, mas desempenha um papel importante naProporcionar um alojamento estável, provar a capacidade de viverO papel do
Em segundo lugar, quais são as vias de migração mais populares para a compra de casa em Itália em 2025?
1. Visto de residência para aposentados (Visto de residência eletivo)
A via mais popular para os candidatos chineses de meia-idade e idosos. Para pessoas não pertencentes à UE com rendimentos passivos e residência permanente em Itália.
Os requisitos de candidatura incluem:
-
Rendimento mensal estável não inferior a 2.600 euros (cerca de 3.500 euros para casais)
-
Residência legal em Itália (compra própria ou arrendamento de longa duração)
-
Não é necessário trabalhar, apenas para reformados ou pessoas sem património
-
Seguro médico completo e ausência de registo criminal
Vantagem da compra de um imóvel: a posse de um imóvel pode ser utilizada como prova de "residência estável", o que favorece a aprovação do pedido de visto.
2. Visto de investidor + compra de um imóvel
Embora a compra de uma casa não seja considerada um tipo oficial de investimento, acrescentará pontos ao perfil da candidatura como um sinal de solidez patrimonial.
As condições de investimento incluem:
-
Investimentos não inferiores a 1 milhão de euros em empresas italianas
-
Ou investir em empresas inovadoras em fase de arranque a partir de 250 000 euros
-
Ou doar 1 milhão de euros para apoiar projectos públicos
Os requerentes são livres de comprar um imóvel para viver depois de obterem o visto, e o imóvel em si não é utilizado como base para o pedido principal, mas é prático.
3. Transferência de estatuto através de residência permanente
Muitos chineses solicitam a residência de longa duração (cata) após 5 anos de permanência legal em Itália através de vistos de estudo, de trabalho ou de trabalho independente e solicitam a naturalização após 10 anos. A compra de um imóvel durante este período reduz o custo do aluguer de um apartamento e tem um efeito positivo na integração social.
C. Análise da política imobiliária italiana e das tendências de investimento em 2025
O mercado imobiliário italiano está a atravessar um período de relativa estabilidade, com um grande número de imóveis de boa qualidade e a preços baixos ainda disponíveis, sobretudo nas cidades do sul e do centro.
Tendências dos preços da habitação:
-
Preços sobem regularmente em Milão, Roma, Florença e outras cidadesAdequado para investimentos a longo prazo
-
Preços na Sicília, em Nápoles e noutros locais tão baixos como dezenas de milhares de eurosmas com pouco apoio e pouca mobilidade
-
As cidades e aldeias mais pequenas ainda têm programas de "quarto de 1 euro", que são adequados para experiências de vida em profundidade, mas exigem investimentos em renovações
✅ Destaques da política:
-
Não há restrições à compra de imóveis por estrangeiros
-
Pode ser detido a título permanente, sem requisito de residência obrigatória
-
O imposto de compra é razoável, os compradores pagam cerca de 4~10%
-
Todas as transacções imobiliárias são reconhecidas notarialmente e o processo é transparente e seguro
⚠️ Nota:
Embora o investimento imobiliário possa proporcionar uma residência estável e oportunidades de afetação de activos, mas não pode ser diretamente convertido em identidade, não acredite no tipo de propaganda do agente "comprar imóveis sem identidade".
Em quarto lugar, a realidade da aquisição de bens imobiliários por parte da Itália - vantagens e desvantagens da imigração
Pontos fortes:
-
Os preços dos imóveis são muito mais baixos do que no Reino Unido e nos Estados Unidos, pelo que é possível ter um estilo de vida europeu com uma boa relação custo-benefício.
-
Pode ser utilizado como documento comprovativo de pedidos de residência para melhorar a imagem de estabilidade
-
Adequado para famílias com múltiplos objectivos de reforma, educação e integração na vida
-
Forte preservação de activos e pode ser alugado com lucro
Limitações:
-
Sem acesso direto à identidade
-
A emparelhar com outros programas de vistos legais
-
A língua, a cultura e o sistema jurídico não são familiares, sendo necessário um período de adaptação
-
Pouca mobilidade e longos prazos de entrega em certas zonas
V. Sugestões: Quem é adequado para escolher a via "compra de casa + imigração"?
A propriedade de uma casa em Itália é essencialmente uma "Investimentos no estilo de vida", em vez de simplesmente "acesso ao estatuto". Se se enquadra numa das seguintes categorias, talvez queira considerar seriamente a possibilidade de o fazer:
-
Indivíduos de classe média ou de elevado património líquido, com determinados bens, que procuram cultura e qualidade de vida
-
Famílias que planeiam enviar os seus filhos para estudar em Itália e que pretendem ter um local estável para viver
-
Reformados que pretendem instalar-se na Europa, cuidados de saúde e despesas de subsistência controláveis
-
As pessoas que pretendem desenvolver uma carreira a longo prazo e que estão dispostas a fazer a transição do seu estatuto entre o trabalho, os estudos no estrangeiro e outras vias
Conclusão:
É possível comprar uma casa em Itália? A resposta é: sim, mas não "comprando uma casa sozinho".
No ambiente político de 2025, a casa própria pode ser o seuImigração para ItáliaÉ um passo importante, mas deve ser acompanhado de um tipo de visto legal, de um plano de vida real e de intenções a longo prazo. Em vez de esperar atalhos, pense na imigração como uma longa viagem repleta de experiências culturais e valores de vida.