Nos últimos anos, com o seu rápido desenvolvimento económico, o Vietname tem atraído um grande número de famílias de expatriados que decidiram mudar-se para cá. Para muitas pessoas que se preparam paraimigrantesPara as famílias, a qualidade da educação dos seus filhos, a cobertura dos cuidados de saúde e a educação geral estão frequentemente no centro das suas preocupações. Neste artigo, faremos uma análise global deImigração no VietnameA experiência real da família leva-o a todos os aspectos da vida no Vietname.
I. O sistema educativo: equilíbrio entre internacionalização e localização
O sistema educativo do Vietname é geralmente caracterizado por um sistema de "via dupla": por um lado, as escolas públicas dirigidas pelo governo são baratas e adequadas para as famílias locais, mas a língua e a cultura podem ser um desafio para as famílias expatriadas; por outro lado, nos últimos anos, surgiu um grande número de escolas internacionais de alta qualidade, o que as tornou uma escolha popular para as famílias expatriadas.
Nas grandes cidades, como a cidade de Ho Chi Minh e Hanói, escolas internacionais como a Saigon South International School e a British International School adoptam geralmente currículos britânicos e americanos, equipadas com modernas instalações de ensino e uma equipa de professores estrangeiros, com propinas que variam entre cerca de 10 000 e 20 000 USD por ano. As propinas variam entre 10 000 e 20 000 USD por ano. Embora os preços sejam elevados, a variedade de cursos, os excelentes professores e o ambiente linguístico puro tornam-nas ideais para as famílias que pretendem fazer uma transição sem problemas para a educação na Europa e nos Estados Unidos.
Se estiver a pensar no sistema de ensino local, pode escolher uma escola pública ou algumas escolas privadas, mas estas exigem um certo nível de vietnamita e um período de adaptação cultural relativamente longo.
II. cuidados médicos: hospitais internacionais e públicos em paralelo
As condições médicas são também uma área fundamental a ter em conta pelas famílias expatriadas. Em geral, o sistema de saúde do Vietname divide-se em hospitais públicos e privados (incluindo os internacionais).
Hospitais públicosPor exemplo, o Hospital Central do Vietname e o Hospital da Cidade de Hanói são baratos, mas normalmente têm longas filas de espera e um domínio limitado do inglês por parte do pessoal médico, bem como barreiras de comunicação. Para doenças menores ou check-ups de rotina, muitas famílias de expatriados preferem oHospital InternacionalEstes incluem o Family Medical Practice, o FV Hospital (Cidade de Ho Chi Minh) e o Vinmec International Hospital (uma cadeia nacional). Estes hospitais têm geralmente médicos expatriados ou médicos locais que são fluentes em inglês e os seus serviços e instalações são relativamente mais modernos.

No que diz respeito às vacinas das crianças, os hospitais internacionais oferecem normalmente programas de vacinação de acordo com as normas internacionais, pelo que os pais não precisam de se preocupar com a evolução e a qualidade das vacinas.
III. o ambiente em que as crianças crescem: seguro, amigável e multicultural
A situação geral da segurança social no Vietname é boa, especialmente em Hanói e na cidade de Ho Chi Minh, onde a taxa de crimes violentos é baixa e o ambiente de segurança é relativamente estável, embora se verifiquem ocasionalmente pequenos furtos.

Para o crescimento das crianças, as comunidades das grandes cidades do Vietname estão geralmente equipadas com parques infantis, parques e centros de actividades comunitários, onde as crianças podem participar numa vasta gama de aulas de interesse, tais como pintura, música, desporto, dança, etc. As escolas internacionais e os vários clubes de interesse também organizam regularmente actividades culturais e desportivas para ajudar as crianças a fazerem amigos de diferentes países e a melhorarem as suas capacidades de comunicação intercultural.
Além disso, os vietnamitas são geralmente simpáticos e acolhedores, com uma atmosfera comunitária amigável. As crianças crescem num ambiente diversificado, onde não só aprendem sobre a cultura vietnamita, mas também são expostas a outras culturas internacionais, o que é extremamente útil para desenvolver uma visão de mundo aberta e múltiplas mentalidades.
IV. Experiência de teste e percepções dos pais
Muitos pais expatriados que se mudaram para o Vietname partilham que, no início, podem encontrar desafios como as barreiras linguísticas e as diferenças culturais, mas que, participando ativamente nas actividades escolares e comunitárias e aprendendo um pouco de vietnamita de forma adequada, conseguem integrar-se sem problemas na vida local. Além disso, alguns pais também mencionaram que a cultura alimentar, o clima e o ritmo de vida globalmente descontraído do Vietname também contribuem para a diversão da vida familiar.
V. Conclusão
De um modo geral, a educação, os cuidados de saúde e o desenvolvimento infantil do Vietname situam-se na faixa média-alta dos países do Sudeste Asiático, especialmente nas grandes cidades, onde as famílias expatriadas podem desfrutar de uma considerável facilidade de vida e diversidade. Fazendo os seus trabalhos de casa com antecedência, escolhendo as escolas e os recursos de saúde certos e integrando-se ativamente na comunidade, pode criar um ambiente seguro, amigável e cheio de oportunidades para os seus filhos crescerem. Se está a planear trazer a sua famíliaMigração para o VietnameEsperamos que este artigo o ajude a compreender melhor as realidades da região e a começar uma vida cheia de expetativa pela sua mudança.