A Islândia, a terra mágica dos países nórdicos, está a atrair cada vez mais pessoas com as suas magníficas paisagens naturais, excelentes benefícios sociais e elevada qualidade de vida. Quer se trate de apreciar a Aurora Boreal ou de mergulhar na beleza exótica dos vulcões e dos glaciares, a Islândia é um lugar que faz o coração ficar mais apaixonado. Para muitos, a Islândia não é apenas um destino para viajantes, mas também um local ideal para se querer estabelecer e viver. Este artigo fornece-lhe um guia passo a passo que o ajudará a passar de turista a turista e a conhecer a Islândia.imigrantesAcomode-se e faça uma viagem tranquila até à sua casaImigrantes islandesesViagem.
I. Compreender a política de imigração da Islândia
Política de imigração da IslândiaRelativamente liberal, especialmente para os cidadãos da UE e dos países do Espaço Económico Europeu (EEE), que podem beneficiar quase do mesmo tratamento que os cidadãos nacionais. Para os cidadãos não europeus, a Islândia, embora não exista um regime especial de "investimento imigraçãoEmbora existam muitas formas diferentes de migrar através do trabalho, do reagrupamento familiar, dos estudos ou do investimento empresarial, como por exemplo através dos programas "Migração para Empresários" ou "Migração Empresarial", existem ainda muitas formas diferentes de migrar.
Em primeiro lugar, é necessário compreender as diferentes categorias de autorizações de residência que são fundamentais para passar de um visto de turista para uma residência permanente. As autorizações de residência mais comuns incluem:
- visto de trabalho: Aplica-se aos estrangeiros que tenham encontrado trabalho na Islândia.
- visto de estudantePara estudantes que vêm para a Islândia para frequentar o ensino superior.
- visto de reagrupamento familiar: Aplica-se aos membros da família que se reúnem com cidadãos islandeses ou residentes de longa duração.
- Visto de investimento empresarial: Aplica-se aos imigrantes através de investimento ou da criação de uma empresa.
Compreender estas categorias de vistos e escolher a via correta para a sua situação é o primeiro passo para uma viagem bem sucedida desde a viagem até à instalação.
II - Do estatuto de turista à residência temporária
Se tenciona começar com um visto de turista, o primeiro passo é entrar na Islândia através de uma viagem de curta duração. A Islândia oferece isenção de visto aos viajantes da maioria dos países por um período máximo de 90 dias. Como turista, pode explorar as principais atracções do país e conhecer o seu rico ambiente cultural e social. Este período ajudá-lo-á a conhecer melhor a Islândia e a avaliar a sua aptidão para se instalar a longo prazo.
1. Estadias de curta duração e visitas de estudo
Durante a sua curta estadia, pode visitar cidades islandesas e aprender sobre a cultura, o estilo de vida, o bem-estar social e muito mais. Especialmente em Reiquiavique, a capital, poderás experimentar a combinação perfeita de modernidade e paisagem natural. Além disso, pode utilizar este tempo para se informar sobre o mercado de trabalho, o mercado imobiliário e o sistema de ensino e de saúde, a fim de se preparar para os seus futuros planos de imigração.
2. Pedido de autorização de residência temporária
Se decidir instalar-se na Islândia durante a sua viagem, terá de requerer uma autorização de residência temporária adequada. Por exemplo, se encontrou um emprego na Islândia ou se está a planear estudar na Islândia, pode requerer um visto de trabalho ou um visto de estudante. Para obter um visto de trabalho na Islândia é necessário um contrato de trabalho com a entidade empregadora, enquanto que para obter um visto de estudante é necessário ter uma oferta de admissão de uma instituição de ensino islandesa.
III Imigração através de vistos de trabalho
O visto de trabalho é uma das principais formas de a maior parte dos cidadãos de países terceiros entrarem e se estabelecerem na Islândia. Se encontrar um emprego durante a sua viagem, pode entrar na Islândia e começar a residir permanentemente depois de ter apresentado um pedido de visto de trabalho.
1. Requisitos para o pedido de visto de trabalho
Ao requerer um visto de trabalho, deve apresentar provas do seguinte
- contrato de trabalhoPara obter um contrato de trabalho oficial de uma entidade patronal islandesa, é necessário provar que tem um emprego legal na Islândia.
- competência específica: A maior parte dos vistos de trabalho exige competências especializadas, sobretudo no caso de profissões especializadas como a informática, a engenharia, a medicina, etc.
- Requisitos salariaisO salário deve ser suficiente para cobrir as suas próprias despesas de subsistência, o que significa que não está dependente da segurança social.
2. Conversão em residência permanente
Em geral, os titulares de vistos de trabalho podem requerer a alteração do seu estatuto para residência permanente após cinco anos de residência legal na Islândia. O processo é relativamente simples, mas há requisitos linguísticos e de independência financeira a cumprir. Regra geral, é necessário passar um determinado teste de proficiência na língua islandesa e demonstrar que é capaz de ser autossuficiente.
IV. regularização através do reagrupamento familiar
Se tem um familiar direto que já é cidadão islandês ou residente de longa duração, um visto de reagrupamento familiar pode ser a solução.Imigração para a IslândiaA melhor opção. Quer seja cônjuge, filho menor ou pai ou mãe, pode requerer um visto de reagrupamento familiar para se juntar rapidamente aos seus familiares, desde que estes estejam instalados na Islândia.

1. Requisitos para o reagrupamento familiar
Ao requerer um visto de reagrupamento familiar, terá de apresentar prova de parentesco com um residente ou cidadão islandês, para além da prova de que o seu familiar poderá fornecer apoio financeiro suficiente para garantir que não ficará dependente da segurança social durante a sua vida na Islândia.
2. Imigração para a Islândiadireitos após
Depois de lhe ter sido concedido um visto de reagrupamento familiar, beneficiará de um tratamento semelhante ao de um residente permanente na Islândia, incluindo o direito ao trabalho, à educação e às prestações sociais.
V. AdoçãoImigração para investimento na Islândia
Embora a Islândia não disponha de um sítio específico "investimento imigração"mas pode ainda atingir os seus objectivos de imigração através de investimento empresarial, investimento imobiliário e outros meios. Se estiver interessado em migrar através doinvestimento imigraçãoIslândia, podem ser considerados os seguintes aspectos:

1. investimento empresarial
A criação de emprego através da abertura de uma empresa na Islândia ou do investimento numa empresa já existente é uma via comum para a imigração. Este investimento pode ser utilizado para requerer uma autorização de residência e, eventualmente, obter a residência permanente.
2. investimento imobiliário
Embora o mercado imobiliário islandês seja relativamente pequeno, o investimento imobiliário continua a ser uma opção popular em cidades populares como Reiquiavique. A compra de uma propriedade comercial ou o arrendamento de uma propriedade não só lhe proporcionará um rendimento estável, como também lhe dará uma base estável para viver.
VI. da residência temporária à residência permanente
Depois de lhe ter sido concedida uma autorização de residência temporária através de um visto de trabalho, de reagrupamento familiar ou de outros meios, é-lhe normalmente exigido que resida na Islândia durante cinco anos antes de poder requerer a passagem a residência permanente. Durante este período, terá de provar que dispõe de uma fonte de rendimento estável, de um certo nível de conhecimentos da língua islandesa e que mantém um bom ajustamento social.
1. requisito linguístico
A legislação islandesa em matéria de imigração exige que os imigrantes que se candidatam a uma residência permanente tenham um certo nível de proficiência em islandês. Regra geral, as competências linguísticas são melhoradas através de cursos de línguas ou da realização de um exame de língua islandesa.
2. independência financeira
Ao requerer a residência permanente, terá de provar que é autossuficiente e que não depende da segurança social.
VII. resumo
Viajar e instalar-se na Islândia pode ser um processo complicado, mas com um planeamento adequado e uma preparação minuciosa, é possível realizar com êxito o sonho de emigrar. Desde a estada inicial de curta duração até à obtenção de residência legal através de um visto de trabalho, de um visto de reagrupamento familiar ou de imigração por investimento e, por fim, à candidatura ao estatuto de residente permanente, a Islândia oferece uma variedade de caminhos para aqueles que pretendem imigrar. Embarque nestaImigração para a IslândiaEste percurso proporcionar-lhe-á um futuro brilhante para si e para a sua família, com uma elevada qualidade de vida e benefícios sociais nos países nórdicos.