Com cada vez mais famílias chinesas a considerarem a "educação plana" e uma educação diversificada, a Malásia tornou-se o local ideal para a educação.imigrantesÉ um dos destinos mais populares do mundo. Não só tem um bom ambiente bilingue e um sistema de ensino internacional, como também tem propinas relativamente baixas e uma atmosfera social e cultural amigável. Para as famílias de imigrantes, planear a educação dos seus filhos é uma prioridade máxima. Assim.Imigração para a MalásiaComo é que as crianças devem escolher as escolas, ir para o ensino superior e internacionalizar-se depois? Como evitar as armadilhas, no caminho certo do crescimento? Este artigo dá-lhe todas as respostas.
I. Porque é que a Malásia é a escolha preferida das famílias chinesas para emigrarem para estudar?
O sistema educativo da Malásia é uma mistura deO Oriente concentra-se nos fundamentos, o Ocidente concentra-se no pensamentoAs caraterísticas da empresa oferecem uma diversidade de escolhas:
-
Possui um vasto sistema de escolas internacionais (britânicas, americanas, australianas, de Singapura, de integração da nova China)
-
Diversificação das línguas de ensino (o inglês, o malaio e o chinês são todos ensinados)
-
Propinas razoáveis, normalmente 1/3 a 1/2 do custo das escolas internacionais europeias, americanas ou chinesas.
-
Clima ameno, sociedade segura, diversidade étnica e cultural, adequada para o desenvolvimento integral das crianças
Muitos pais disseram: "Escolher a Malásia não é apenas escapar à 'criança galinha' em casa, é dar ao seu filho uma dimensão extra para crescer".
II. Como são planeadas as diferentes etapas da educação?
1. Níveis pré-primário e primário: centrar-se na base linguística
Para as crianças que acabaram de chegar à Malásia, recomenda-se que seja dada prioridade aJardins de infância/escolas primárias internacionais bilingues ou de maioria inglesaAjude o seu filho a adaptar-se o mais rapidamente possível em termos de língua. Muitas escolas têm um Programa Intensivo de Língua Inglesa (EAL), que permite que as crianças façam uma transição sem problemas, mesmo que o seu inglês seja fraco.
Vias primárias comuns:
-
Escolas internacionais (por exemplo, Tenby, Fairview, GEMS, etc.)
-
Escolas primárias privadas chinesas (centradas no ensino básico, algumas favorecendo a realização de exames)
-
Escolas primárias públicas (para cidadãos da Malásia ou famílias que já tenham um visto de longa duração)
2. Nível do ensino secundário: escolha do sistema internacional + início da intervenção na planificação universitária
No nível secundário, os pais têm de escolher o sistema curricular adequado de acordo com a futura direção dos estudos:
-
Sistema IGCSE (imperial)Adequado para estudantes que pretendem frequentar as melhores escolas do Reino Unido, EUA, Canadá e Austrália, com dificuldade moderada e seleção flexível de cursos.
-
Sistema IB (International Baccalaureate): Favorece o desenvolvimento de competências gerais e é adequado para crianças que desejam desenvolver uma visão internacional e um pensamento crítico.
-
A-Level, Australian HSC, Singapore O-Level, etc.É também mais comum e adequado para as famílias com objectivos de formação específicos de cada país.
Algumas das escolas internacionais de renome, como a Garden International School, Sri KDU, Nexus, etc., estão classificadas a nível mundial e têm excelentes taxas de progressão.
3. Nível universitário: escolas de topo locais + mecanismo flexível de transferência internacional de créditos
O sistema de ensino superior da Malásia é muito internacionalizado, com universidades locais como a University of Malaya, a Universiti Putrajaya, a Universiti Teknologi e a Universiti Sathya Shiksha, todas classificadas a nível mundial, e algumas delas com programas conjuntos com universidades prestigiadas do Reino Unido e dos EUA.
O programa de geminação também merece ser mencionado:
-
Os estudantes podem completar um programa de fundação de 1 a 2 anos na Malásia e depois transferir-se para países como o Reino Unido, Austrália, Canadá, etc. para completar os seus diplomas
-
Poupanças significativas nos custos dos estudos no estrangeiro sem comprometer a qualidade do diploma
III Pontos fortes e desafios da educação na Malásia
Pontos fortes:
-
Favorável à cobrança de taxasAs propinas das escolas internacionais variam entre RMB40.000 e RMB80.000 por ano, muito mais baixas do que as de Singapura e Hong Kong.
-
Inscrição flexívelA maioria das escolas internacionais não tem restrições de registo do agregado familiar para a admissão e existem muitas oportunidades de colocação.
-
Vantagem linguística: Crescer num ambiente bilingue facilita a adaptação das crianças à educação global no futuro.
⚠️ challenge:
-
A qualidade das escolas internacionais varia e os professores e as taxas de promoção têm de ser cuidadosamente analisados.
-
As diferenças de ensino em relação ao sistema nacional tornam mais difícil o regresso aos exames de admissão
-
Se a família não estiver permanentemente instalada, a criança pode ter um problema de sentimento de pertença
IV. Como é que os pais devem planear cientificamente?
-
direção claraPosicionamento para o ensino superior numa fase precoce e decisão de seguir a via internacional ou institucional
-
Visitas de estudo às escolas: Visitar as escolas pessoalmente, pedir ao círculo de pais mais informações para evitar escolher escolas às cegas
-
Manutenção de múltiplas opçõesRecomendação de manter o registo e a identidade do agregado familiar, conforme adequado, para permitir uma solução futura
-
Foco na construção psicológica da criança: Embora a qualidade da educação seja importante, um sentimento de inclusão e de segurança é também crucial.
Conclusão: A educação é o principal motor da migração e um fator de longo prazo
Imigração para a MalásiaPara além de uma mudança de vida na cidade, trata-se também de proporcionar às crianças um outro caminho possível na vida. O sucesso não depende do facto de o ambiente ser "ótimo" ou não, mas sim de serPlaneamento à medida. Para as famílias que valorizam a qualidade do ensino, o desenvolvimento internacional e o controlo dos custos, a Malásia é, de facto, uma opção de imigração que merece uma análise aprofundada.