Nos últimos anos, Portugal, com o seu ambiente habitável, custo de vida mais baixo e flexibilidadeimigrantesatraindo um grande número de investidores estrangeiros, trabalhadores remotos e reformados. No entanto, com a aproximação de 2025, o Governo português introduziu alterações na sua política de imigração, nomeadamenteGolden Visa, D7 (Visto de Rendimento Passivo) e D8 (Visto de Viajante Digital).. Esta publicação fornecerá uma análise exaustiva dos 2025 projectos maisimigrantes recentesAlterações de política para o ajudar a planear melhorImigração para PortugalO programa ideal para o
1. 2025Golden Visa de Portugal(Golden Visa) Últimas alterações
O Golden Visa sempre foi o mais popular de Portugalinvestimento imigraçãoÉ uma das vias que permite aos cidadãos de países terceiros obterem a residência portuguesa através do investimento e, eventualmente, solicitarem a cidadania. No entanto, em 2023, o Governo português efectuou alterações significativas à política dos Vistos Gold, oComo irá evoluir a política dos Vistos Dourados em 2025?
Alterações políticas mais recentes:
✅ Anulação do investimento em imóveis de habitaçãoA partir de 2025, requerer um Golden VisaDeixou de ser permitido comprar imóveis para habitação através depara obter a residência. Isto significa que o investimento imobiliário em zonas populares como Lisboa, Porto e Algarve foi excluído.
✅ Ajustamento dos padrões de investimentoAtualmente, as opções de investimento viáveis incluem:
- Investimentos em fundosInvestimento de, pelo menos, 500 000 euros num fundo de capital de risco português qualificado.
- Investimento em investigação e tecnologiaInvestimento de, pelo menos, 500 000 euros em apoio a projectos de investigação científica ou no domínio da inovação tecnológica.
- Investimentos culturais e artísticos: Investir pelo menos 250 000 euros em projectos culturais ou artísticos.
- As empresas criam empregoCriar pelo menos 10 postos de trabalho locais com um investimento igual ou superior a 500 000 euros.
✅ Requisitos mínimos de residênciaO direito de residência em Portugal é um direito que só é exigido aos requerentes durante 7 dias por ano (35 dias no total num período de 5 anos), o que o torna adequado para pessoas que não pretendem fixar-se no país durante um longo período de tempo, mas que desejam obter o direito de residência na UE.
Quem é elegível para um Golden Visa
- Investidores bem financiados que pretendam obter a residência portuguesa através de investimento.
- Pessoas que pretendam requerer a nacionalidade portuguesa no futuro.
- As pessoas que tencionam viajar e residir livremente na UE, mas que não pretendem residir em Portugal durante um longo período de tempo.
2. Visto D7 de PortugalNovas oportunidades para quem tem rendimentos passivos
O visto D7 é principalmente adequado para pessoas que têmrendimento passivocandidatos, tais como reformados, proprietários, acionistas pagadores de dividendos, etc. Em comparação com o Golden Visa, o visto D7 tem um limiar mais baixo, o que o torna uma escolha popular.
Últimas alterações ao visto D7 para 2025:
✅ Requisitos de rendimento mais elevados::
- Candidatos únicosUm rendimento mensal mínimo de820 EUROS(cerca de 10.000 RMB).
- cônjugeÉ necessário um requisito de rendimento adicional 50% de 410 euros.
- filhos e filhasÉ necessário um rendimento suplementar de 30% por pessoa, ou seja, 246 euros.
✅ Requisitos mais rigorosos para os depósitos de fundosOs candidatos devem apresentar um comprovativo de, pelo menos, 12 meses de fundos de subsistência (aprox.10.000 euros(começando).
✅ Os requisitos de residência mantêm-se inalteradosÉ necessário residir em Portugal durante, pelo menos, 183 dias por ano para manter o estatuto de residente.
✅ Requisitos mais rigorosos em matéria de seguro de doençaÉ obrigatório ter um seguro de saúde privado que cubra Portugal para garantir a cobertura médica.
D7 Visto Pessoas Adequadas
- Reformados, que pretendem desfrutar de uma vida confortável em Portugal.
- Pessoas que vivem de rendimentos passivos, como rendas, dividendos e pensões.
- Pessoas que pretendem viver em Portugal durante muito tempo e, eventualmente, requerer a cidadania.
3. D8 Visa: o visto nómada digital é optimizado
O visto D8 é um visto especializado para trabalhadores à distância e freelancers e é particularmente adequado paraTer rendimentos à distânciaAs pessoas. O visto tem sido procurado por nómadas digitais de todo o mundo desde o seu lançamento em 2022.
Últimas alterações ao visto D8 para 2025:
✅ Aumento dos limiares de rendimento::
- O requerente é obrigado a provar queRendimento mensal de, pelo menos, 3.280 euros(equivalente a quatro vezes o salário mínimo em Portugal).
✅ Otimização do processo de aplicaçãoApós 2025, o tempo de aprovação de um pedido de visto D8 foi reduzido e prevê-se que seja concedido no prazo de 4 a 6 semanas, muito mais rapidamente do que um visto D7.
✅ Os requisitos do trabalho à distância são mais clarosO requerente deve provar queEmpregador ou cliente num país diferente de Portugalevitando a concorrência no mercado de trabalho local.
✅ Política de otimização fiscalEm 2025, o Governo português continuará a conceder aos titulares de vistos D8Benefícios fiscais dos RNH (residentes não habituais)O regime de tributação dos rendimentos de capitais é mais baixo durante os primeiros 10 anos.
D8 Visto para pessoas
- Trabalhadores à distância, como programadores, designers, marketeers, escritores freelance, etc.
- Trabalhadores à distância que planeiam viver permanentemente em Portugal, mas que continuam a trabalhar para empresas ou clientes no estrangeiro.
- Nómadas digitais que querem aproveitar o sol, as praias, o baixo custo de vida e a elevada qualidade de vida de Portugal.
4) Qual é a melhor opção de visto para si?
Tipo de visto | Adequado para | Principais benefícios | Principais desafios |
---|---|---|---|
Golden Visa | investidor com elevado património líquido | Não é necessária residência permanente, apenas 7 dias por ano | Requisitos de capital elevados e anulação das opções de investimento imobiliário em 2025 |
Visto D7 | Reformados, pessoas com rendimentos passivos | Requisitos financeiros mais baixos para a residência permanente e a naturalização | É necessária residência permanente, pelo menos 183 dias por ano |
Visto D8 | Trabalhadores à distância, freelancers | Processo de candidatura rápido e benefícios fiscais para os nómadas digitais | Limites de rendimento mensal mais elevados, são necessárias referências de emprego à distância |
5. 2025Política de Imigração de PortugalPrevisões de tendências
🔹 O limiar de investimento do Golden Visa pode continuar a aumentarÉ provável que o Governo português venha a restringir o investimento em mais sectores.
🔹 Os vistos D7 e D8 continuarão a ser popularesNo entanto, os critérios de candidatura podem ser mais rigorosos.
🔹 Portugal pode alterar os incentivos fiscais para os NHRque afecta o planeamento fiscal do imigrante.


Se está a pensar em mudar-se para Portugal, 2025 é certamente um ano a ter em conta. É aconselhável planear com antecedência e consultar um consultor de imigração profissional para garantir que o seu pedido cumpre os requisitos das políticas mais recentes.