Sendo um país com uma economia sólida e excelentes benefícios sociais, a Irlanda atrai um grande número de estrangeiros para emigrar. Viver e trabalhar na Irlanda não significa apenas ter acesso a oportunidades de carreira gratificantes e a uma elevada qualidade de vida, mas também a uma série de benefícios de segurança social. Quer se trate de saúde, educação, pensões ou subsídios de desemprego, o sistema de segurança social da Irlanda está empenhado em apoiar todos os residentes e em garantir que estes usufruem de uma segurança social abrangente. Neste artigo, explicaremos mais pormenorizadamente.Imigração para a IrlandaQue benefícios sociais poderá usufruir posteriormente.
1. o sistema de seguro de saúde da Irlanda
O sistema de saúde pública da Irlanda é gerido pelo **Health Service Executive (HSE)** e presta uma série de serviços de saúde.imigrantesQuando chegar à Irlanda, pode aceder aos serviços de saúde pública irlandeses se preencher as condições necessárias.
Serviços de saúde pública
Os cuidados de saúde públicos estão disponíveis para todos os residentes e trabalhadores legais a um custo parcial. Estes custos incluem, mas não se limitam a:
- Visitas do médico de família: Os pacientes comuns têm de pagar uma taxa por cada consulta com um médico de família, mas os grupos com baixos rendimentos têm direito a uma redução.
- tratamento hospitalarÉ igualmente possível reduzir os custos de hospitalização ou de tratamento de urgência.
- Subsídios farmacêuticosAs famílias com baixos rendimentos são também parcialmente subsidiadas na compra de medicamentos.
Seguro de saúde privado
Embora os cuidados de saúde públicos na Irlanda sejam relativamente bem servidos, muitas pessoas optam por subscrever um seguro de saúde privado para obterem cuidados mais rápidos e de melhor qualidade. Os serviços oferecidos pelas seguradoras privadas incluem muitas vezes internamentos ilimitados, visitas de médicos especialistas e tempos de tratamento mais rápidos.
Cartão médico
Para as famílias com baixos rendimentos e para certos grupos especiais (por exemplo, idosos, pessoas com deficiência, etc.), o Governo irlandês forneceCartão de subsídio médicoOs titulares do cartão têm acesso gratuito aos serviços de saúde públicos. Além disso, o custo dos medicamentos pode ser parcial ou totalmente reembolsado.
2) Benefícios educacionais
A Irlanda dispõe de um excelente sistema de ensino, amplamente acessível desde o infantário até ao ensino superior, e é apoiado por uma vasta segurança social.
Ensino gratuito
A Irlanda proporciona a todas as crianças residentes na IrlandaEnsino primário e secundário gratuitoAs escolas públicas não cobram propinas, mas os alunos podem ter de pagar alguns custos administrativos adicionais (por exemplo, uniformes, livros, etc.). A qualidade do ensino na Irlanda é uma das mais elevadas do mundo e muitas escolas oferecem uma vasta gama de actividades culturais e extra-curriculares para ajudar os alunos a desenvolverem-se como um todo.
Ensino superior
As universidades e os colégios irlandeses oferecem uma gama diversificada de programas de licenciatura e muitas instituições de ensino superior têm parcerias com universidades de topo em todo o mundo e elevados padrões académicos. Para os emigrantes que viveram na Irlanda durante um longo período de tempo, existe a possibilidade de financiamento governamental ou de reduções no custo da educação dos seus filhos. Para além disso, a Irlanda também ofereceRegime de empréstimo para formação de terceirosque ajuda os estudantes a aceder a apoio financeiro ao nível do ensino superior.
3) Subsídios de desemprego e assistência social
Na Irlanda, o subsídio de desemprego é uma importante prestação social destinada a ajudar os desempregados em tempos difíceis.
seguro de desemprego
Depois de emigrar para a Irlanda, se estiver legalmente empregado e a pagar a taxa de segurança social (PRSI, Pay Related Social Insurance), em caso de desemprego, pode candidatar-se aprémio de seguro de desemprego(subsídio de desemprego). O montante do subsídio de desemprego é geralmente calculado com base nos seus rendimentos anteriores, na sua situação familiar e noutros factores.
assistência da segurança social
Para as pessoas que não reúnem as condições necessárias para receber as prestações do seguro de desemprego, o Governo irlandês fornecePrestações de ação social (SWP)Além disso, o montante envolvido é relativamente baixo, mas pode ajudar os grupos com baixos rendimentos e os desempregados a manterem um nível de vida básico.
programa de bem-estar
O Governo irlandês também concede prestações subsidiadas a diferentes grupos necessitados (por exemplo, famílias monoparentais, pessoas com deficiência, idosos, etc.) para garantir que possam usufruir das necessidades básicas da vida.

4. pensões e prestações de velhice
O sistema de segurança social da Irlanda também inclui apoio aos idosos para garantir que estes usufruam de um rendimento adequado na reforma.
Pensão do Estado
IrlandêsPensão do Estado Trata-se de uma prestação básica de reforma concedida pelo Governo para cobrir as necessidades básicas dos reformados. Para ter direito à pensão do Estado, os requerentes devem ter um determinado número de anos de emprego na Irlanda e ter pago quotizações para a segurança social (PRSI). O montante da pensão é calculado com base no número de anos de quotizações e nos rendimentos anteriores.
Regime complementar de pensões
Para além da pensão do Estado, a Irlanda também incentiva os particulares e as empresas a preverem regimes de pensão complementares (regime de pensão privado) para os seus trabalhadores. Estes regimes podem proporcionar aos reformados pensões subsidiadas mais elevadas e garantir uma reforma mais confortável.
5) Subsídios de alojamento
O mercado da habitação irlandês tem enfrentado uma série de desafios nos últimos anos, em especial nas grandes cidades, como Dublin, onde as rendas têm continuado a aumentar. No entanto, o Governo da Irlanda concede uma série de subsídios à habitação a grupos de baixos rendimentos para os ajudar a suportar os custos da habitação.

Pagamento de assistência à habitação (HAP)
Para as famílias com baixos rendimentos, o Governo irlandês forneceSubsídios à habitaçãopara os ajudar a pagar a renda. Os candidatos devem apresentar provas relevantes dos seus rendimentos e da sua situação habitacional e, após verificação, o Governo concederá subsídios de acordo com o rendimento do agregado familiar e o nível da renda.
Habitação social
O Governo também oferece programas de habitação social destinados a proporcionar habitação pública a baixo custo para famílias com baixos rendimentos que não podem pagar as rendas do mercado. Os candidatos devem apresentar a sua candidatura através da administração local e submeter-se a um rigoroso teste de elegibilidade.
6) Prestações por filhos
O Governo irlandês oferece uma série de políticas sociais específicas para apoiar as famílias com filhos.
Abono de família
Todas as famílias elegíveis recebem um abono de família mensal, cujo montante é geralmente determinado pelo número de filhos e pelo rendimento familiar. Este subsídio tem por objetivo ajudar as famílias a reduzir os encargos financeiros decorrentes da educação dos filhos.
Licença parental e prestações
Na Irlanda, existe algum apoio social à maternidade. Os pais têm direito aLicença parental remuneradae recebem do Estado prestações de acolhimento de crianças, em função do número de anos de trabalho e do nível de rendimentos.
observações finais
A Irlanda não só atrai as pessoas a emigrar devido ao seu belo ambiente natural e à elevada qualidade de vida, mas o seu sistema de segurança social abrangente também proporciona muitos apoios sociais aos imigrantes. Desde cuidados de saúde e educação a pensões e subsídios de desemprego, o sistema de segurança social da Irlanda dedica-se a assegurar as necessidades básicas de cada residente. Para aqueles que estão interessados em mudar-se para a Irlanda, estas políticas de segurança social constituem, sem dúvida, uma garantia sólida para viver na Irlanda. Se está a planearEstabelecimento na IrlandaCompreender e tirar o máximo partido destas prestações de segurança social tornará a sua vida mais segura e mais feliz.