Com 2025 oficialmente aqui, o CanadáimigrantesO IRCC anunciou uma série de alterações importantes à política de imigração que atraíram a atenção de imigrantes de todo o mundo. Em vez de fechar a porta, esta "revisão" da política tornou mais claro o tipo de talento que o Canadá pretende atrair nos próximos anos....Será dada prioridade aos candidatos mais jovens, mais qualificados e mais adaptados às necessidades do mercado de trabalho nacional!
Se está a planearImigração para o CanadáSe o seu filho for um homem de negócios, dominar estas novas tendências irá aumentar consideravelmente o seu sucesso.
I. Três mudanças fundamentais na política de imigração em 2025
O Serviço Federal de Imigração do Canadá introduziu as seguintes alterações fundamentais em 2025, com o objetivo de atrair talentos com precisão e otimizar a eficiência das aprovações:
1. Introdução do modelo de "seleção orientada", em que as prioridades de carreira são fundamentais
Originalmente baseado no Sistema de Classificação Composto (CRS)Entrada ExpressaA "seleção por categorias" será reforçada a partir de 2025, sendo dada prioridade ao conviteProfissões que carecem de tecnologia, profissionais de saúde, energia verde, profissionais STEMetc.
Por exemplo, a enfermagem, a educação infantil, a tecnologia da construção, a engenharia eléctrica, o desenvolvimento da IA e a cibersegurança tornaram-se profissões-chave.
2. A ponderação da língua e da idade aumenta, sendo favorecidos os jovens e os falantes de línguas mais elevadas
Qual é o impacto do New Deal naPonderação da pontuação em função da proficiência linguística (inglês ou francês) e da idadeHouve um ajustamento em alta, com o CLB 7 e superior a receberem uma vantagem de pontuação mais significativa e com os candidatos entre os 22 e os 35 anos a terem prioridade no sistema.
3. Reforçar o canal "residência nacional para residência permanente", favorável aos estudantes internacionais e aos grupos com vistos de trabalho
O Governo do Canadá deixou claro que continuará a apoiar a via de passagem de temporário a permanente (TR a PR). 2025 assistirá à criação de uma nova via paraLicenciados com visto escolar canadiano, pessoas com experiência de trabalho localAbrir mais vias rápidas de nomeação provinciais.
II. Será dada prioridade a estes grupos para aprovação em 2025
Com base na política de imigração e nas alterações efectivas das quotas em 2025, as seguintes categorias de requerentes beneficiarão significativamente:
1. Profissionais em profissões em falta
A Lista de Profissões Prioritárias publicada pelo governo abrange mais de 50 categorias de sectores com escassez de mão de obra, incluindo, mas não se limitando a:
-
Cuidados médicos (enfermeiros registados, assistentes de enfermagem, conselheiros de saúde mental)
-
Educação (educadores de infância, professores de inglês como segunda língua)
-
Engenharia e tecnologia (engenheiros electrotécnicos, soldadores, mecânicos, especialistas em construção ecológica)
-
Técnico de TI (programador de IA, analista de dados, especialista em cibersegurança)
Se possuir qualificações/experiência relevantes nestas profissões, o seu sucesso na imigração será muito maior.
2. Formação ou experiência profissional de canadiano nativo
Como o Canadá continua a implementar a sua estratégia **First Come, First Serve**, aqueles que entram através dos seguintes caminhos têm uma vantagem:
-
Pessoas que estudaram no Canadá e se licenciaram (especialmente em programas de mais de 2 anos)
-
Titulares de um visto de trabalho válido que tenham trabalhado durante pelo menos 1 ano
-
Pessoas envolvidas em estágios cooperativos e projectos de investigação em escolas canadianas
Ter um passado canadiano local não só acrescenta pontos, como também lhe permite passar rapidamente pelo canal Provincial Nominee PNP ou CEC.
3. Francês ou bilingue
Para favorecer o desenvolvimento do Quebec e da comunidade francófona, o programa Imigração 2025 introduz oCanal prioritário de língua francesaMesmo que se candidate a uma província não quebequense, pode obter pontos extra pelos seus conhecimentos de francês.
-
CLB Francês nível 7 ou superior, ou experiência de ensino/tradução/escrita em francês
-
Os bilingues têm uma vantagem significativa no Express Entry
Particularmente adequado para candidatos com formação em língua francesa na região chinesa, tais como diplomados de liceus internacionais e de universidades francófonas.
4. Pessoas dispostas a viajar para viver em zonas remotas
Em 2025, o Canadá alargou** a quota do Programa de Imigrantes Rurais e Remotos (RNIP)** para apoiar os imigrantes que se instalam no norte do Ontário, no interior da Colúmbia Britânica e no centro de Manitoba.

Existe uma escassez de mão de obra nestas zonas e o Governo prevê que os candidatos estejam dispostos a deslocar-se para trabalhar e estabelecer-se:
-
Ensaios mais rápidos
-
Limiares linguísticos e académicos mais baixos
-
Política de facilitação do reagrupamento familiar
As pessoas que pretendem emigrar rapidamente e não se preocupam em viver numa grande cidade podem dar prioridade a estes programas.
III Previsão da orientação das quotas de imigração do Canadá em 2025
De acordo com o Plano de Níveis de Imigração 2025-2027 do Departamento de Imigração, o Canadá manterá um elevado nível de admissão de imigrantes:
-
Objetivo de admissão 2025 485,000
-
entre os quaisOs imigrantes qualificados representam mais de 58%
-
Aumento da quota do Programa Provincial de Nomeação (PNP) para 110,000
-
Criar mais canais para migrantes estratégicos, como a IA, a energia verde, etc.
Isso significa que:A vantagem das pessoas que soletram a educação, a profissão e a língua continuará a reforçar-se.
IV. Três recomendações fundamentais para uma imigração bem sucedida
Planear com antecedência para melhorar os seus resultados linguísticos
Quer se trate do IELTS, do TEF ou do CELPIP, as competências linguísticas são um fator importante para determinar o nível da sua classificação. CLB7 é a linha de base, CLB9 ou superior permite obter rapidamente o ITA.
Concentrar-se em profissões qualificadas que satisfaçam as carências do Canadá
Em vez de se submeter cegamente a todas as carreiras, melhore a sua orientação profissional e a sua experiência de acordo com as contrapartidas da lista oficial de carreiras.
Tirar partido do seguro duplo "estudar antes da imigração" e "nomeação provincial".
Não tem pontos suficientes a curto prazo? Porque não considerar primeiro estudar no Canadá e depois utilizar a categoria de experiência CEC ou o Provincial Nominee Program para completar a "curva de imigração".
Conclusão: Num ano de mudança, é mais importante atacar com precisão
2025 é o anoImigração para o CanadáUm ano de reforma estrutural do sistema com uma orientação mais clara e políticas mais precisas. Para aqueles que estão interessados em migrarEscolha o caminho certo, tire partido dos seus pontos fortes e procure carreiras com pouca oferta.É a chave para atingir o objetivo de obter um Maple Leaf Card.