A Suíça atrai empresários de todo o mundo graças ao seu ambiente económico estável, ao clima favorável aos negócios e à elevada qualidade de vida. No entanto, a SuíçaimigrantesA política é relativamente rigorosa e é necessário passarmigrante empresarialRegistar uma empresa e obter uma autorização de residência de longa duração não é uma tarefa fácil. Este artigo fornece-lhe uma explicação exaustivaImigração para a SuíçaAjudamo-lo a entrar com sucesso no mercado suíço, fornecendo-lhe informações sobre os requisitos da política, o processo de registo de empresas e a forma de obter com êxito uma autorização de residência.
I. Suíçamigrante empresarialrequisitos básicos
A imigração empresarial está disponível para cidadãos não pertencentes à União Europeia (não UE) que pretendam criar uma empresa e residir permanentemente na Suíça. A chave para uma candidatura bem sucedida é demonstrar que a sua atividade empresarial terá um impacto positivo na economia suíça. Eis os requisitos para a criação de uma empresaImigração para a SuíçaOs principais requisitos do
-
O plano de actividades deve ter valor económico
- A sua empresa deve contribuir para o desenvolvimento económico da Suíça, por exemplo, criando postos de trabalho, promovendo a inovação tecnológica e fomentando a cooperação internacional.
- O plano de negócios deve especificar o modelo de negócio, a análise de mercado, os planos de desenvolvimento e a rendibilidade.
-
Capital social adequado da empresa
- Em geral, recomenda-se que o capital social seja, no mínimo, de 50.000-100.000 FRANCOS SUÍÇOS para aumentar a taxa de sucesso da aprovação.
- Os requisitos mínimos de capital variam consoante os diferentes tipos de sociedades, por exemplo, uma GmbH (sociedade de responsabilidade limitada) exige, pelo menos CHF 20.000No caso da AG (AG), é necessário CHF 100.000.
-
Os candidatos devem estar efetivamente envolvidos na gestão
- Como empresário, deve deter uma participação significativa na empresa (normalmente, pelo menos 50%) e gerir diretamente as operações da empresa.
- Os investidores passivos não são normalmente elegíveis para a imigração comercial.
-
Independência financeira e rendimentos legítimos
- Os candidatos têm de demonstrar que dispõem de meios financeiros suficientes para se sustentarem a si próprios e às suas famílias na Suíça, sem dependerem de subsídios governamentais.
- A rendibilidade e a liquidez da empresa devem ser suficientemente boas para suportar operações a longo prazo.
Em segundo lugar, o processo de registo de empresas na Suíça
O registo de uma empresa na Suíça envolve uma série de etapas, desde a escolha do tipo de empresa até à conclusão do registo, que normalmente requer 3-6 semanas.
1) Seleção do tipo de empresa
Dependendo das necessidades da sua empresa, as formas mais comuns de empresas a escolher são as seguintes
- Empresário em nome individualAdequado para pequenas empresas e trabalhadores independentes, não é necessário um capital mínimo, mas os fundadores estão sujeitos a responsabilidade ilimitada.
- Sociedade de responsabilidade limitada (GmbH)Os tipos de sociedades mais populares para os empresários, requisitos mínimos de capital CHF 20.000com responsabilidade limitada dos acionistas.
- Sociedade anónima (AG)para as empresas de maior dimensão, capital mínimo registado CHF 100.000As acções são transmissíveis.
2. registo de nomes de empresas
- O nome da empresa deve ser único e não deve ser uma duplicação de uma empresa existente.
- A disponibilidade de nomes pode ser verificada através da Câmara de Comércio Suíça (Zefix.ch).
3. elaboração de planos de actividades
O Governo suíço impõe requisitos rigorosos em matéria de planos de actividades a incluir nos pedidos de imigração de empresas:
- Descrição geral da empresa (tipo de atividade, mercado-alvo)
- Orçamento de investimento e plano de financiamento
- Análise dos lucros esperados e dos fluxos de caixa
- Contribuição para a economia suíça (por exemplo, oportunidades de emprego)
4. abertura de contas bancárias e depósito do capital social
- É necessário abrir uma conta da empresa num banco suíço e depositar o capital mínimo registado.
- O banco emitirá uma Confirmação de Depósito de Capital.
5) Notário e registo de empresas
- Os estatutos da sociedade devem ser assinados por um notário suíço.
- Apresentação de um pedido de inscrição no Registo Comercial Suíço (Handelsregister), normalmente Dentro de 1-2 semanas Aprovado.
6) Pedido de registo do imposto sobre o valor acrescentado (IVA)
- Se o volume de negócios anual da empresa for superior a CHF 100.000Para tal, é necessário registar-se para efeitos de Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) junto da Administração Fiscal Suíça (SFTA).
7) Pedido de autorização de residência (autorização B)
Depois de registar a sua empresa com êxito, terá de se candidatar a Autorizações de residência de tipo Bpara garantir que pode residir legalmente e exercer a sua atividade na Suíça.
III Como obter com êxito uma autorização de residência na Suíça?
O processo de candidatura a uma autorização de residência (Autorização B) na Suíça é relativamente rigoroso e os factores de sucesso são os seguintes

-
A empresa deve funcionar normalmente
- É necessário comprovar a existência de uma empresa registada, o que demonstra que a empresa tem operações comerciais substanciais, tais como contratos com clientes, escritórios, etc.
-
Cumprimento dos requisitos de contribuição económica
- A sua empresa deve ser capaz de criar postos de trabalho, sendo geralmente recomendado que empregue, pelo menos, 1-2 trabalhadores suíços locais para aumentar as suas hipóteses de passar no concurso.
-
Garantir a segurança financeira
- Os extractos bancários e as demonstrações financeiras são necessários para demonstrar que a empresa é capaz de pagar salários, despesas de funcionamento e manter um crescimento estável.
-
Cumprimento dos requisitos linguísticos e de integração
- Dependendo do seu estado (Cantão), alguns estados podem exigir que os candidatos tenham conhecimentos básicos de alemão, francês ou italiano.
IV. Pontos fortes e desafios do espírito empresarial na Suíça
Vantagens de criar uma empresa na Suíça
✔ Um ambiente económico favorávelA Suíça é uma das economias mais competitivas do mundo, com um sistema financeiro estável e muitos incentivos fiscais.
✔ Centro de Negócios GlobalA proximidade do mercado da UE e a riqueza de oportunidades de negócios para a internacionalização.
✔ Talento e ambiente de inovaçãoA Suíça é um líder mundial em inovação nos domínios da ciência e tecnologia, finanças e produtos farmacêuticos.
✔ Políticas fiscais mais atractivasAlguns cantões (por exemplo, Zug) têm um imposto sobre o rendimento das sociedades reduzido, o que favorece os empresários.

Desafios do espírito empresarial na Suíça
⚠ Custo de vida e de funcionamento elevadoA Suíça é líder mundial em termos de custo de vida e de salários e tem elevados requisitos de capital inicial para as empresas em fase de arranque.
⚠ Política de imigração rigorosa: Em comparação com outros países europeus, a Suíça tem uma auditoria de imigração mais rigorosa para os empresários não comunitários.
⚠ requisito linguísticoA Suíça tem quatro línguas oficiais e os empresários têm de se adaptar ao ambiente linguístico local, sendo o alemão e o francês as línguas mais comuns.
V. Resumo: como melhorarSuíça Migração de empresasA taxa de sucesso?
- Desenvolver um plano de negócios claroA economia suíça é uma importante fonte de rendimento para a comunidade empresarial, o que garante que as empresas contribuem para a economia suíça.
- Assegurar o funcionamento normal da empresaA empresa tem liquidez e evita a suspeita de ser uma empresa de fachada.
- criar oportunidades de empregoA empresa emprega pessoal local para melhorar a taxa de aprovação do pedido de imigração.
- Conformidade fiscal e financeiraA empresa é responsável por manter a transparência financeira e a conformidade das operações.
- Aprender a língua e a cultura locaisA Comissão Europeia está a trabalhar no sentido de melhorar a integração com o mercado suíço.
A Suíça é um país cheio de oportunidades. Embora o limiar para a imigração empresarial seja elevado, é perfeitamente possível criar uma empresa de sucesso e obter uma residência de longa duração na Suíça se tiver o plano de negócios certo e capital suficiente.